Pesquisar neste blog

QUAL A ESPESSURA DO PAPEL?

DESCOBRINDO A ESPESSURA DO PAPEL


Um dos estudos mais complexos na filatelia, é o da espessura do papel utilizado na impressão dos selos. Muitos confundem a espessura com a gramatura do papel. Então vamos analisar as diferenças.

Gramatura é o mesmo que espessura?

Gramatura

A gramatura do papel é uma medida utilizada em gráficas e em oficinas que trabalham com papel de variados tipos (encadernação, confecção de papéis especiais, cartonagem, etc). Gramatura define quanto pesa um metro quadrado (m2) de uma folha do papel. Por exemplo, o peso de uma folha de papel com um metro quadrado pesa 70 gramas, logo é um papel de 70 gramas, como as folhas sulfites mais comuns. Ou seja, dez folhas de um metro quadrado de um papel de gramatura de 70 gr, pesam 700 gr (10x70 gr). Essa medida é utilizada na maioria dos países ocidentais para utilização gráfica, artesanal, em cartonagem, etc.

Mas surge uma pergunta: 'mas espessura e gramatura não são parecidas?'. Essa pergunta têm três respostas que se fundem: 'sim; não; talvez'. Mas antes de vermos a resposta à essa pergunta, vamos ver o que é espessura do papel.

Espessura

A espessura do papel é a grossura que ele apresenta. Existem diversas grossuras (espessuras) nos mais variados tipos de papéis. Desde alguns micra até milímetros.

A menor medida que temos para papel, é de 27 micra (µm), um papel extremamente fino, utilizado em casos muito específicos. Micra é o plural de micron, que equivale a 1e-6 (um elevado a menos seis) de um metro. Quanto menor o número de micra, mais fino é o papel e quanto maior, mais grosso.

Qual a diferença entre gramatura e espessura?

A gramatura só diz respeito ao peso do papel, independente de sua espessura e vice versa. Um papel pode ser de espessura alta e ter uma gramatura abaixo de outro com espessura baixa. Ou seja, não é uma regra a gramatura e a espessura serem proporcionais por si mesmas. Um exemplo, um papel (na verdade é cartão) Paraná (usado em cartonagem) de espessura 1,2mm pode ter 450 gr ou mesmo 1.200 gr. Tudo depende da massa do papel, como foi a sua prensagem (tipos de camadas) e outras técnicas usadas na sua fabricação. No entanto, para os selos isso não importa, pois não se lida com gramatura, se lida apenas com espessura do papel e o tipo. Então vamos ver como podemos saber qual a espessura de um selo.

 "A gramatura do papel corresponde a massa (celulose+cargas+aditivos) que é determinada em uma área expressa em m² (peso em gramas por metro quadrado. Ex: 90 gramas por metro quadrado, 90gr/m²). Já a espessura corresponde a distância entre as duas faces do papel. Esta característica é expressa na unidade µm (micron)" - Gráfica Santa Maria

Como saber a espessura de um selo?

Essa resposta é bastante simples: através de um instrumento de medição de espessura conhecido como micrômetro.

Os micrômetros foram desenvolvidos para que possamos medir a espessura de qualquer objeto, seja ele natural ou de origem humana, como o papel, por exemplo. Temos vários tipos deles, mas o nosso interesse é pelo micrômetro externo de 0~25 com variação de 0.01 mm. Ou seja, eu posso medir a espessura de um papel de 0 micron (claro que não existe tal papel) até papéis de 25mm (que também não existe), com passos de um em um micron. Este instrumento é relativamente barato, dependendo da marca e da precisão que se deseja. Também existem os digitais de maior precisão. No caso da filatelia, não utilizamos instrumentos de precisão alta, pois as variações que nos interessam têm uma gama pequena de diferenças. Algumas marcas fabricam micrômetros específicos para papel e co-relatos, como a Starret, por exemplo.

Então, já sabemos que um micrômetro é muito importante para quem estuda papéis dos selos.

Quais as espessuras dos selos brasileiros?

Os selos ordinários brasileiros têm entre 35µm a 185µm de espessura e pode haver essa variação em uma mesma emissão, da mesma época. Isso se aplica principalmente nas séries Vovós e Netinhas. A variação é enorme. Na Série Bisneta, existem diferenças, mas em diversidade muito menor.

O que quer dizer: Papel espesso, grosso, médio e fino?

Na verdade, não quer dizer nada. Mesmo porque espesso e grosso deveriam ser tratados apenas como sinônimos um do outro. Como saber qual é a micragem dos papéis assim pensados por alguém? Por isso o ideal é saber-se a micragem do papel e o seu tipo, para depois classificarmos cada selo.

Os cuidados na hora de medir as espessuras

Temos de ter alguns cuidados no momento de medir as espessuras dos selos. Algumas armadilhas muito sutis existem e devem ser evitadas. Quando se mede um selo novo, com a respectiva goma, teremos um valor 'x'. Se medirmos o mesmo selo usado, teremos um valor 'y'. Por que temos duas medidas diferentes num mesmo selo, sendo que ambos são iguais? Por causa da goma. Quando o papel do selo é gomado fica com uma média de 10µm (micra) a mais do que no papel sem goma. Se a medição for feita em cima da área impressa, um valor de 5µm, para selos impressos em rotogravura ou offset, deve ser considerado; se for para selos impressos em talho doce ou tipografia, esse valor sobe para 15µm. Por esse motivo, quando falamos em espessura do papel, temos de ter uma margem de erro de 10µm, em média.

Os valores mais comuns, dentro da variação citada acima, dos selos ordinários brasileiros, são de 90µm, 100µm, 110µm e 120µm.

Não podemos esquecer que sempre que se lava um selo, o papel dele pode perder alguma massa, o que o tornaria mais fino. Porém, se a lavagem for correta não haverá perda de massa.

Conhecendo o micrômetro

Existem vários tipos de micrômetros. Inclusive específicos para a medição de espessuras de papel, filmes, plásticos e todo o tipo de material de espessura muito fina. A série 223M da Starrett é um exemplo de micrômetro exclusivo para esse fim. No entanto o princípio de todos os micrômetros externos é exatamente o mesmo e funcionam da mesma forma. Abaixo temos um micrômetro e as suas partes (fig. 1). Existem algumas nomenclaturas das partes de um micrômetro um pouco diferentes, variando de uma região para outra (fig. 1a), mas são equivalentes. É importante conhecer essas partes pois serão muito utilizadas.

Figura 1

 Figura 1a



Como utilizar o micrômetro



Como medir a espessura dos papéis dos selos

Vamos ver agora qual é o melhor método de se medir a espessura do papel de um selo. Conforme informado nos parágrafos acima, a melhor medição é feita no canto do selo, onde o papel não tem impressão e de preferência em selos sem goma. Se não tomarmos esses cuidados poderemos ter uma medição falsa e para chegar ao valor próximo do real teremos de descontar a espessura da goma e da impressão, conforme explicação anterior. Abaixo temos a imagem de como fazer este tipo de medição (fig. 2).

Figura 2

Não vamos entrar em detalhes de como fazer a leitura do micrômetro em sua totalidade porque só nos interessa saber como medir a espessura dos selos. Por isso, iremos ver como se lê as informações dadas pelo micrômetro com relação à micragem de cada selo quando medimos a sua espessura. A leitura é bastante simples e dispensa comentários mais profundos.

Vamos ao passo a passo:

1) Afira o micrômetro com uma folha de papel ou objeto em que já se conheça previamente a sua espessura. Micrômetros de marcas superiores como Mitutoyo, Starrett e outros, trazem em seu conjunto um bloco de aço de 5.08mm (2") e é usado justamente para aferir o micrômetro. Se o tambor estiver todo fechado, o micrômetro deverá indicar '0', ou seja, a linha do zero do tambor deverá coincidir com a linha de referência da bainha (fig. 3). Se não estiver coincidindo é porque o micrômetro precisa ser calibrado (veja subtítulo "Como calibrar o micrômetro");

 Figura 3

2) Após o micrômetro estar aferido e certificado de que ele está calibrado, colaca-se a margem não impressa do selo (fig. 2) (ou qualquer outra parte não impressa e sem partes de carimbo) entre as faces de medição e gira-se a catraca lentamente até se ouvir o primeiro clique e continue girando por três cliques e acione a trava. Não gire além disso pois força o tambor e pode dar uma leitura falsa. NUNCA GIRE O TAMBOR PARA FAZER MEDIÇÕES, GIRE A CATRACA DA FORMA EXPLICADA;

3) Certifique-se de que as faces de medição estão em contato com a margem do selo e coloque o micrômetro na sua linha de visão para fazer a leitura. Lembre-se que se estiver medindo um selo com goma deve ser subtraido 10µm do valor encontrado na medição, que é a média de espessura da goma em selos ordinários. Pode-se também, medir várias partes do selo, anotar e somar os valores encontrados e depois tirar a média, mas essa forma é a menos precisa. Após esses procedimentos veja qual o valor que está indicando o tambor em relação ao alinhamento da linha de referência da bainha (fig. 4).

 Figura 4

Como estamos trabalhando com espessuras bem específicas (entre 35µm e 170µm), a leitura da escala da bainha está bem próximo do '0', já que não houve um giro completo (1mm) e nem meio giro (0,5mm) do tambor. No caso do selo da figura 2, a medição está em 90µm (fig. 4). Para medirmos papéis em geral, até 499µm, utilizamos apenas os valores do tambor em relação à linha de referência da bainha da seguinte forma:

  • Cada traço na escala do tambor representa 10µm e cada número impresso ganha um zero a direita. Os passos ficariam assim: 50, 100, 150, 200, 250, 300, 350, 400 e 450 e cada traço representando 10 (de 0 a 5 = 50µm). Assim facilitamos a leitura e não haverá a necessidade de fazer nenhum cálculo para se chegar a algum valor. Mas não esqueça que isso só vale para medidas até 499µm. Acima disso a leitura é bem diferente.

Como calibrar o micrômetro

Os micrômetros como todo instrumento de medição, precisam ser aferidos regularmente e ocasionalmente calibrados. Todos os micrômetros do mercado trazem em seus estojos (evitem comprar fora do estojo) uma chave para a calibração do instrumento (fig. 5). O formato pode variar entre uma e outra marca, mas a forma de calibração é a mesma para todas as marcas.

Figura 5

Olhando a figura 5 vemos que a chave tem dois lados diferentes. A curva do lado esquerdo é menor em relação à curva do lado direito. A curva do lado esquerdo serve para calibrar o tambor em relação a catraca (fig. 6).

Figura 6

A curva do lado direito (a que mais iremos usar) calibra a bainha (fig. 7).

Figura 7

A bainha possui um furo (fig. 8) que é onde se encaixa o lado direito da chave de calibração (a posição esquerda e direita é em relação à figura 5). O encaixe é simples e nunca deve ser forçado, deve ser feito de forma natural e suave.

Figura 8


Antes de iniciar a calibragem, verifique se o micrômetro está livre de impurezas nas suas faces de medição e bem lubrificado (siga a orientação do fabricante para esse caso). Para limpar as faces de medição utilize uma folha de papel limpo, coloque entre as faces, feche o tambor pela catraca, acione a trava e puxe o papel suavemente até tirá-lo do micrômetro. Nunca passe nenhum produto químico nas faces. Para calibrar, deve-se encaixar a chave por cima ou por baixo da bainha, dependendo de qual posição se irá fazer a calibragem. O tambor deve estar completamente fechado e travado. Encaixa-se a chave no furo de acordo com a calibração que se quer (para cima ou para baixo) e bem suavemente, de forma lenta, até encontrar o ponto neutro (fig. 3). Encontrando o ponto neutro, a calibração foi feita e o micrômetro está pronto para o uso.

Para calibrar o tambor/catraca (fig. 9), o procedimento é semelhante, porém deve-se usar o lado esquerdo da chave e girar para cima ou para baixo, dependendo de qual posição é necessária para a calibragem. Primeiro calibra-se a bainha, deixando-a o mais no centro possível e depois, se necessário, calibra-se o tambor/catraca.

Figura 9

E isso é tudo o que precisamos saber sobre medição de espessura dos selos. Essas regras servem para qualquer selo, sem exceção.



COPYRIGHT 2016 - BLOG SELOS ORDINÁRIOS DO BRASIL 1890 - 1993
AUTOR: Romeu Vanni de Natale
REVISÃO:  José Augusto Fonteque

6 comentários:

  1. Adorei esse artigo, e me interessa muito o estudo que faço do tipo de papel usado nos selos brasileiros. Já esclareceu muita coisa para mim, as definições, diferenças. Agora fico esperando a continuação e saber como calibrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Augusto. Já está no artigo a forma de se calibrar micrômetros analógicos.

      Excluir
  2. Também gostei deste artigo e esta tudo bem explicado, ainda mais com os videos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Odilo. São pessoas como você que nos fazem ter vontade de continuar fazendo cada vez mais.

      Excluir
  3. Gostaria de exemplo de como medir a espessura com um micrômetro digital.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado, estava com essa dúvida pra aferir alguns Dom Pedro e tintureiro! Me ajudou muito 👏🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião. Faça a sua pergunta!