Pesquisar neste blog

O PRIMEIRO ESTUDO - Parte 1

As séries e os selos

SÉRIE “Alegoria e Próceres Republicanos e Efígie de Cabral” - Parte 1



Para que pudéssemos escolher uma série para iniciar o nosso exemplo de estudos filatélicos, levamos em consideração os seguintes critérios:

  • Quantidade de selos disponíveis;
  • Quantidade de variações conhecidas;
  • Quantidade e qualidade dos carimbos;
  • Alta tiragem;
  • Selos ordinários.1

Uma série que mostra uma variedade muito grande de diferenças em relação ao selo tipo, é a série “Alegoria e Próceres Republicanos e Efígie de Cabral”. Esta é uma série com muitos pontos interessantes e curiosos. Ela conta um período importante de nossa história, a Proclamação da República em 1889 e alguns de seus personagens chaves e que com o governo provisório, ocuparam cargos no alto escalão.2 O único a destoar na série é o selo de Pedro Álvares Cabral, que não tem nenhuma relação direta com a proclamação. Os demais participaram ativamente no episódio que mudou radicalmente o regime de governo no Brasil, passando de imperialismo para republicanismo. E mais quatro selos que ilustram a alegoria da República, imagem da República.

OS SELOS DA SÉRIE




Dois valores dessa série foram lançados em bobina, 100 Réis, Wandenkolk e 200 Réis, Deodoro:



e três valores foram lançados em caderneta, 50 Réis, Cabral, 100 Réis, Wandenkolk e 200 Réis, Deodoro:


 A identificação dos selos em bobina e em caderneta é bem simples, pois eles têm, pelo menos, um lado desprovido de denteação, conforme pode ser visto nas imagens.3

Por último vamos ver o edital publicado no DOU de 03 de outubro de 1906, que publicou a portaria dos Correios com referências aos selos da série e em seguida, iniciaremos os estudos para esta série.



A primeira parte desta emissão é composta de 12 valores, sendo distribuídos entre as imagens, da seguinte forma:


Todas as novas fórmulas são reproduzidas de gravura sobre aço, de uma nitidez completa, devendo os seus desenhos e côres ser minuciosamente descriptos à proporção que forem entregues á circulação.” - DOU, 10 de outubro de 1906

1 Os selos ordinários são os melhores para exemplificar o estudo filatélico, pois geralmente têm tiragem ilimitada e são impressos várias vezes em condições diferentes uma da outra, o que permite que tenham muitas variações de papel, cor, filigrana, denteação, etc. Os selos modernos (1960 em diante) têm bem menos variações, com algumas poucas exceções, porque são (ou foram) impressos com o mínimo de interferência humana.
2 Uma reconstituição histórica do evento pode ser vista no site do Senado da República numa simulação de um jornal da época, com a manchete “BRASIL AGORA É REPÚBLICA”, datado de 16 de novembro de 1889.
3 O esquema das cadernetas pode ser visto no adendo. São quatro selos com duas margens sem picote e dois selos com apenas uma; sendo uma à esquerda e uma à direita.



COPYRIGHT 2016 - BLOG SELOS ORDINÁRIOS DO BRASIL 1890 - 1993
AUTOR: Romeu Vanni de Natale
REVISÃO:  José Augusto Fonteque

3 comentários:

Dê a sua opinião. Faça a sua pergunta!